Categories
saude

Como emagrecer durante a gravidez

Está grávida e quer saber como emagrecer com saúde nessa fase tão especial da vida de uma mulher? Então, continue lendo.

É comum muita gente ainda achar que uma mulher grávida precisa comer por dois, na verdade, ela só precisa se alimentar adequadamente, de forma saudável e equilibrada.

Excesso de peso durante a gravidez pode trazer uma série de riscos durante a gravidez, como uma chance maior de desenvolver hipertensão, diabetes e de ter um bebê com problemas de peso ao nascimento e ao longo da vida.

Portanto, procurar ficar dentro do peso adequado na gravidez vai muito além de uma preocupação estética, é fundamental para garantir o bem-estar da mãe até a hora do parto.

Assim, caso a mulher esteja engordando mais do que o recomendado, ou já apresentar um estado de obesidade, precisa começar a emagrecer para evitar complicações.

Vale saber que o esperado, portanto, é que ela ganhe de 11 a 16kg durante os nove meses de gravidez, passando disso, já é considerado perigoso.

Por que emagrecer durante a gravidez

Por tudo que foi visto, desde que sejam seguidas as devidas orientações do profissional especializado,  é até saudável procurar emagrecer durante a gravidez, para ficar no peso adequado, garantindo uma gestação tranquila e um parto seguro.

Afinal, emagrecer durante a gestação é uma forma de evitar riscos ao feto. Lembrando que o sobrepeso, ou obesidade, em gestantes, podem levá-las a desenvolver a diabetes gestacional, a qual pode até afetar o desenvolvimento do embrião.

Leia também: Sibulmax Funciona

No entanto, claro, gestantes não devem adotar dietas restritivas, apenas investirem em uma reeducação alimentar, exercícios físicos específicos, que são sempre bem-vindos ao longo de qualquer gravidez.

Outro fato a considerar é que, emagrecer não só ajuda a gestante a reduzir o risco de diabetes, como a controlar a pressão, evitando a hipertensão arterial, que é uma das principais causas da pré-eclampsia.

Dicas para emagrecer durante a gravidez

  • Investir em Nutricionista: converse com seu médico e peça que lhe indique uma boa nutricionista, que irá montar uma dieta totalmente personalizada;
  • Ter uma alimentação equilibrada: caso seja preciso, vale investir em programas como Vigilantes do Peso, considerados eficazes, por se tratar de uma dieta baseada em uma alimentação equilibrada, sem nenhuma restrição alimentar;
  • Apostar na Hidroginástica: é a modalidade de exercícios mais indicada pelos médicos, justamente, por serem exercícios aeróbicos – que trabalha o sistema cardíaco – refrescantes, e ainda conseguirem emagrecer sem riscos de lesões ou impactos maiores, e também com a vantagem da gestante proteger a barriga dentro d’água;
  • Controlar o desejo:nem o famoso desejo de grávida sobrevive aos lanches de três em três horas, mas, claro, a dica é ter sempre uma fruta ou alimentos integrais à mão, como queijo magros, castanhas, passas…

Grávidas que não conseguem emagrecer

Se para mulheres que não estão grávidas já é difícil emagrecer, imagina para uma grávida, que não pode se submeter a dietas radicais, exercícios pesados, restrições alimentares… por isso, não é tão fácil grávidas se submeterem a um regime.

E nem é preciso lembrar que nessa fase com todo o turbilhão de mudanças hormonais, as mulheres ficam mais sensíveis e nem todas conseguem lidar muito bem com algumas mudanças no seu corpo.

Por isso, a dica é não se submeter e nenhuma dieta radical, sempre conversar com seu médico que saberá indicar sempre o melhor caminho para o bem estar nessa fase, não só da mãe, mas do bebê também.

No mais, mamães, essa fase passa, e vai deixar saudades e, com certeza… é só não exagerar, comer equilibradamente que o corpo, em pouco tempo, voltará ao normal.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *