Documentário sobre os riscos dos raios estreia nesta sexta-feira

Fragmentos da PaixãoQuem nunca assustou com um raio anunciando uma tempestade? Pois bem, não é de se admirar, afinal, o Brasil é o campeão mundial de incidência de raios. E quantos raios caem por ano em nosso país? Cerca de 50 milhões. Pensando em mostrar essas e outras curiosidades a respeito dos raios, a jornalista Iara Cardoso dirige o filme Fragmentos de Paixão com estreia prevista para 11 de outubro.

Em conjunto com Osmar Pinto Jr. – o maior especialista em raios do Brasil –, a dupla pesquisou dados da ciência, história e literatura do Brasil buscando responder a questão se um raio é capaz de mudar a vida de alguém. E chegaram ao filme que mescla técnicas de ficção e documentário, apresentando a temática dos raios sob perspectiva científica, histórica e cultural, aproximando, assim, a ciência das pessoas leigas.

Em um roteiro conta seis histórias distintas, mostrando como uma fração de segundo define destinos, o filme traz fatos inusitados, revelando a visão da cultura e da ciência sobre os raios, desde o descobrimento do Brasil até o futuro do planeta. Para a história, os autores pesquisaram durante três anos mais de 200 diferentes fontes.

Fragmentos de Paixão foi gravado na Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. É realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referência mundial na área de estudos de eletricidade atmosférica, e faz parte de um projeto de divulgação sobre os riscos que os raios trazem à população.

Veja o trailer:















Jornalista, apaixonada pela sétima arte brasileira, afinal, cabe a nós, brasileiros, prestigiar, difundir e amar a nossa produção.