Categories
saude

Que exames são feitos para investigar o câncer de próstata?

Você se cuida? Vai regularmente ao médico? Confira abaixo que exames deve fazer para investigar o câncer de próstata.

Infelizmente, em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas, nem sinais.

Porém, em alguns casos, surgem sintomas, que são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, que são dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.

Já, quando o câncer de próstata é descoberto em uma fase mais avançada, pode provocar dor óssea, até mesmo, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico é feito após o exame clínico (toque retal) combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue.

Quanto à exames de rastreamento, há uma grande controvérsia sobre a partir de qual idade isso é recomendável.

De uma forma geral, este tipo de exame é indicado após os 40-50, principalmente, para quem tem histórico familiar da doença.

Ultimamente, a Ressonância Magnética multiparamétrica (RMmp) vem assumindo um importante papel como estratégia complementar de rastreamento de tumores prostáticos, justamente, para evitar biópsias desnecessárias em pacientes com pouco risco de tumor.

Mas, se a RMmp identificar lesões suspeitas, então, nesse caso, é indicado realizar a biópsia prostática com fusão de imagem, alcançando resultados bem melhores que a biópsia padrão, no diagnóstico de tumores mais agressivos.

​Já para o diagnóstico conclusivo do câncer, é realizado com o estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata.

Tratamento de câncer de próstata

Para um câncer localizado, podem ser indicados a cirurgia e radioterapia, e no caso da doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal é o que geralmente é utilizado.

Já, no caso da doença ter se espalhado para outras partes do corpo, ou seja, ser metastática, o tratamento inicial é a terapia hormonal.

Ultimamente, novos tratamentos à base de hormônios, assim como diferentes  quimioterapias foram desenvolvidas, e seja como for, a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida só após paciente/médico discutirem possíveis riscos e benefícios do tratamento.

Prevenção do câncer de próstata

Adotar uma alimentação equilibrada serve e fazer o uso do suplemento natural cura prost, não só para preveni o câncer de próstata, como tantas outras doenças.

Por isso, vale investir em uma dieta com menos gordura, principalmente, as de origem animal e, por outro lado, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais.

E vale apostar também em determinados hábitos saudáveis, como  praticar diariamente atividades físicas, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir o consumo de álcool.

Como a idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, é fundamental realizar os exames regularmente após os 50 anos e, no caso de histórico familiar, após os 40 já é preciso começar a se preocupar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *