Categories
saude

TPM: Causas e Fatores de Risco

Para quem não sabe, TPM é a abreviação de Tensão Pré-Menstrual, que são sensações, sintomas, que costumam surgir em algumas mulheres, na verdade, segundo o Ministério da Saúde, atinge mais de 70% das mulheres brasileiras, cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

Mas, mesmo sendo algo muito comum, nem todas as mulheres sofrem com TPM, e em quem sofre, ela pode aparecer em diferentes graus sendo, muitas vezes, necessário procurar ajuda médica.

Ciclo menstrual

Para entender a TPM é preciso, primeiramente, saber como funciona o ciclo menstrual.

Por cerca de 28 dias, o corpo da mulher passa por muitas alterações as quais preparam o útero para receber um bebê. Nos primeiros 14 dias acontece o período de ovulação, quando se elevam os níveis de estrógeno, um dos hormônios responsáveis pelo bem-estar.

Já, nos 14 a 16 dias seguintes é quando começa a engrossar a parede do útero, ocorrendo uma grande queda nos níveis de estrógeno, por outro lado, se elevando as taxas de progesterona.

E é justamente, essa alteração, quando muito brusca, que acaba causando uma série de sintomas, desde dores de cabeça, ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e etc.

Então, após esses 14 dias, o endométrio – parede que recobre o útero – começa a descamar, sendo eliminado na forma de menstruação, gerando uma outra grande queda hormonal, mas agora, de progesterona e estrógeno, esses dois hormônios sofrem uma tamanha queda, chegando a praticamente zero durante a menstruação.

E é isso, essa queda gradativa do estrogênio é que provoca os sintomas típicos da TPM e em algumas mais ainda.

Mas para aliviar esses sintomas é recomendado usar o Laisvè que é um suplemento 100% natural que ajuda no alivio dos sintomas da TPM.

Causa da TPM

Hormônios: Como já foi visto, o sobe e desce hormonal é o grande responsável pela TPM, cujos sintomas podem aparecer antes e durante a menstruação, causados, justamente, pela queda brusca dos níveis de estrógeno e progesterona.

Serotonina: alguns sintomas neuropsíquicos podem ser explicados pela queda nos níveis de serotonina (substância produzida pelas células nervosas que atua diretamente no humor), os quais quando estão altos, provocam a sensação de alegria e disposição. Porém, os hormônios femininos, no período pré-menstrual, interferem na produção dessa substância podendo causar depressão, irritabilidade e mau humor.

Vale saber que , por essa baixa na serotonina, muitas mulheres, durante a TPM, acabam querendo compensar sua falta, causando a compulsão por doces, já que o açúcar libera endorfina, uma outra substância produzida no organismo que transmite a sensação de bem estar.

Fatores de risco

Muitos podem ser os fatores de risco da temida TPM, tais como:

  • Ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde mental
  • Cafeína: alta ingestão de cafeína
  • Dieta: falta de vitamina B6, cálcio, ou magnésio
  • Estresse
  • Histórico familiar de TPM
  • Idade, sendo que os sintomas ficam mais comuns com o envelhecimento
  • Sedentarismo

Lembrando que se os sintomas da TPM começarem a interferir em sua rotina, ou mesmo, em seus relacionamentos, a recomendação é procurar ajuda médica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *